
A cozinha é, garantidamente, a divisão da casa em que se produz mais lixo, predominantemente, plástico. Tornar a nossa cozinha mais verde não é tarefa fácil mas com força de vontade e um passo de cada vez, chegamos lá. Hoje falamos sobre as esponjas de loiça tradicionais e explicamos porque deve deixá-las de lado na sua rotina doméstica.
As esponjas de loiça que todos conhecemos são feitas apartir de uma mistura de plásticos e químicos sintéticos. O seu maior componente é o poliuretano, um material resultante do petróleo - primeira indústria mais poluente do mundo - toda esta mistura de materiais tornam estas esponjas muito difíceis de reciclar e ainda, são uma fonte de bactérias prejudicais à saúde humana por isso, se a utiliza deve substituí-la todas as semanas. Além disso, às vezes para prolongar o seu tempo de vida, estas são colocadas na máquina de lavar roupa ou loiça e nesse processo são libertados microplásticos que contribuem para a poluição dos oceanos.
O problema ambiental e social provocado por estas esponjas comuns é evidente e por isso, devemos optar por alternativas mais ecológicas e saudáveis.
Na nossa loja encontra algumas opcões, as nossas esponjas de dupla face, reutilizáveis e laváveis. O esfregão de fibra de coco, um utensílio livre de plástico e biodegradável no seu fim de vida. Para além de ser igualmente ou mais eficiente do que a esponja de plástico. Outra boa alternativa são as esponjas de luffa, buchas, de origem natural, biodegradáveis e ainda compostáveis. A bucha é muito versátil pode ser usada no banho como esponja de esfoliação, e na cozinha como esponja de loiça. Melhor é impossível 😍
A durabilidade desta esponja depende do uso, normalmente, 2 meses. No fim de vida é só colocar no seu compostor doméstico e a natureza trata do resto 🌱🌱
Dicas para prolongar a vida útil das Buchas: deixar de molho em água a ferver com uma gota de vinagre (atua como desinfetante) ou após cada utilização lavar manualmente com sabão e deixar secar.
--> Encontre-as aqui